terça-feira, 13 de junho de 2017

EuroSUP 2017

Primeiros atletas eliminados na disciplina de Ondas

Ao quinto dia, o Peniche Paddle Series contou apenas com uma hora e meia de competição, na categoria de SUP Ondas. Realizaram-se a primeira fase feminina de repescagens, bem como a segunda masculina.

Com ondas de meio metro a um metro, na praia de Supertubos, os atletas relegados para esta fase tentaram manter a sua “segunda vida”, apesar da concorrência.


Assim, os dois primeiros classificados em cada bateria seguiram em frente na prova, mantendo a esperança na vitória final, enquanto os dois últimos acabaram definitivamente eliminados nesta competição.

Ficaram então de fora atletas da Suécia, Irlanda, Itália, País de Gales e... Portugal. Cátia Moura, a portuguesa que representava a nossa selecção nesta disciplina, não conseguiu recuperar de uma lesão num tornozelo.  Apesar de hoje ter efectivamente competido, Cátia acabou por não conseguir dar o melhor, para sua tristeza.

“Começámos bem a prova, mas com a maré cheia as ondas começaram a escassear e tivemos de parar,” afirmou Tiago Matos, o director técnico da Federação Europeia de Surf. “Como temos uma previsão de boa ondulação para os próximos dias, vamos apostar em terminar a prova de ondas nessa altura e agora focarmo-nos na Longa Distância, que amanhã se realizará, entre a ilha da Berlenga e a praia do Molhe Leste. Pode ser uma prova decisiva para a atribuição do título colectivo,” confessou o técnico português.

Assim, o resto do dia foi de descanso, com vista à recuperação de forças dos atletas, para amanhã se dedicarem a fundo à travessia de cerca de 15km na disciplina de Longa Distância. A chamada está marcada para as 10h, na ilha da Berlenga.

O Peniche Paddle Series deste ano reúne quatro federações desportivas pela primeira vez na história dos desportos de Mar – as federações de Canoagem, Remo, Surf e Vela.

Em paralelo aos eventos competitivos internacionais, durante todos os dias de competição existirão inúmeras actividades desenvolvidas pelos parceiros do Instituto Politécnico de Leiria e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior IPL: ginásios e diversas ativações de marca, workshops, experiência das várias modalidades, aldeia de sponsors e programa de atividades desportivas e culturais, onde são esperados mais de 2000 crianças, jovens e seniores, provenientes das escolas e associações do concelho e de concelhos limítrofes.

O Peniche Paddle Series é uma coorganização do Peniche Surfing Clube e da Câmara Municipal de Peniche, com eventos homologados pela Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Federação Portuguesa de Canoagem, Federação Portuguesa de Remo e Federação Portuguesa de Vela, com o patrocínio principal das Águas de Portugal, Águas do Tejo Atlântico, EPAL e SMAS Peniche, o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Pingo Doce, Mútua dos Pescadores, Lubrigaz | Lubrisport, Herbalife e MEO, os apoios institucionais do IPDJ, Fundação do Desporto, Bombeiros Voluntários de Peniche e Centro de Alto Rendimento de Peniche, tendo como parceiros institucionais a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IPL e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior – IPS e como media partners o MEO Beachcam, Total SUP e Up Suping.










O Peniche Paddle Series 2017 pode ser acompanhado aqui:

Site PPSC: www.ppsc.pt

Twiter: @pxsurfclube




Instagram: penichesurfingclube



Créditos das fotos para: Miguel Sacramento

Sem comentários: