terça-feira, 13 de junho de 2017

EuroSUP 2017

Campeonato da Europa de Stand Up Paddle começa amanhã

Depois de um fim-de-semana em cheio, com a realização da primeira etapa da Portugal Cup de Kayaksurf e Waveski, a quinta edição do Peniche Paddle Series prossegue na Aldeia da Água de Portugal, Praia de Supertubos, com o início do EuroSUP, o campeonato europeu de Stand Up Paddle por equipas.

O evento realizado durante os dois primeiros dias, a contar igualmente para o campeonato nacional de Kayaksurf e Waveski foi dominado pelos bascos Edu e Odei Etxeberria (pai e filho), que venceram as categorias principais, com os gémeos portugueses Diogo e Gil Melo a representarem muito bem as cores nacionais, bem como Alberto Miguel e Rui Ribeiro, ou Dani Perez e Xabi Olano, que se destacaram nas restantes categorias.



Amanhã terá início a segunda edição do EuroSUP, que reúne pela primeira vez em Portugal a elite europeia desta modalidade, para uma competição que se prevê muito disputada.

É com enorme prazer que a Federação Europeia de Surf apresenta Peniche como a anfitriã do EuroSUP 2017. Este evento irá mostrar a incrível beleza e a versatilidade de Peniche e das suas praias vizinhas, bem conhecidas por surfistas de todo o mundo devido à excecional qualidade das suas ondas e boa hospitalidade, que são uma marca de referência para o resto da Europa. Como sempre, é o árduo trabalho e a dedicação de alguns que leva este recurso natural versátil e de classe mundial para a vanguarda do Surf Europeu. António José Correia – o Presidente da Câmara de Peniche – tem trabalhado incansavelmente durante anos para promover Peniche e a qualidade das suas praias e, juntamente com João Aranha – Presidente da Federação Portuguesa de Surf e Paulo Ferreira – Presidente do Clube de Surf de Peniche, irão organizar este evento de sucesso e prestígio. Gostaria de desejar boa sorte a todos os atletas que estão a competir pelos seus países, para levarem para casa não só a honra de competir, mas também as memórias das boas-vindas recebidas pelo povo de Peniche e Portugal,” afirma Huw John, Presidente da Federação Europeia de Surf.

O EuroSUP realizou-se pela primeira vez em 2016, em Lacanau, França e foi um grande sucesso, com a presença dos melhores atletas da Europa. Portugal obteve um brilhante terceiro lugar na geral e espera melhorar em casa.

“Depois da primeira edição do EuroSUP, onde Portugal conquistou a medalha de bronze, todas as atenções estão agora concentradas em Peniche, onde a Federação Europeia de Surf, o Peniche Surfing Clube, em colaboração com o município de Peniche e a Federação Portuguesa de Surf, estão a fazer todos os esforços para organizar um EuroSUP 2017 inesquecível. O Peniche Surfing Clube tem vindo a organizar com enorme sucesso eventos de SUP ao longo dos anos e este não será exceção. A nossa equipa está motivada e animada por competir em solo nacional e para atingir o melhor resultado possível,” confirma João Aranha, Presidente da Federação Portuguesa de Surf.

Este campeonato de seleções, com a presença dos principais países e alguns dos melhores atletas do mundo da modalidade, atribuirá os títulos de Campeão da Europa a nível colectivo e individual de 2017.
“O Stand Up Paddle é um dos desportos com maior incremento de número de praticantes em todo o mundo. Em Peniche isso é bem visível, diariamente. O facto de poder ser praticado em vários tipos de planos de água em muito tem contribuído para o crescimento verificado e, tendo Peniche as condições ideais para todas as suas vertentes, é com enorme prazer que recebemos o EuroSUP 2017. A qualidade, a consistência e diversidade das nossas águas e ondas, bem como o conhecimento local, vão com certeza contribuir para que Portugal seja bem-sucedido,” reforça António José Correia, Presidente da Câmara Municipal de Peniche.

2017 é o ano do SUP na Europa. O velho continente vai acolher as competições mais importantes deste desporto. Em Setembro, a Dinamarca acolherá o mundial da especialidade, o World SUP Games da ISA (International Surfing Association) e, a partir de amanhã e até ao próximo Domingo, Peniche será palco do campeonato europeu de SUP da ESF (European Surfing Federation), o EuroSUP.

"É para nós uma honra receber em Peniche os melhores atletas de SUP da Europa e alguns dos melhores do mundo. A oportunidade que nos deram de organizar o EuroSUP é um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo destes últimos cinco anos, por isso agradecemos à ESF a confiança na organização deste grandioso evento, bem como à FPS pelo apoio que nos têm dado e à Câmara Municipal de Peniche que é coorganizador em todos os nossos eventos e sem a qual não seria possível a realização do mesmo. Tudo faremos para tornar memorável a participação neste evento para atletas, comitivas e espectadores do EuroSUP,” refere Paulo Ferreira, Presidente do Peniche Surfing Clube.

No EuroSUP 2017 estarão em competição as selecções de dez países e mais de uma centena de atletas pertencentes às respetivas comitivas, reforçando a internacionalização do Peniche Paddle Series.

No dia 11 de Junho realiza-se ainda o Berlenga Ocean Challenge, travessia entre a ilha da Berlenga e Peniche (território da reserva da biosfera da UNESCO), em SUP, Kayaksurf, Canoagem de Mar e Remo de mar, a contar para os campeonatos nacionais das respectivas modalidades e federações. As inscrições são abertas e realizam-se aqui: http://www.ppsc.pt/p/inscricoes-berlenga-ocean-challenge.html.

Entre os dias 10 e 13 de Junho, realiza-se igualmente a quarta etapa do Campeonato Nacional de Fórmula Windsurfing, prova homologada pela Federação Portuguesa de Vela e coorganizada com a Associação Fórmula Windsurfing Portugal.

O Peniche Paddle Series deste ano reúne quatro federações desportivas pela primeira vez na história dos desportos de Mar – as federações de Canoagem, Remo, Surf e Vela.

Em paralelo aos eventos competitivos internacionais, durante todos os dias de competição existirão inúmeras actividades desenvolvidas pelos parceiros do Instituto Politécnico de Leiria e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior IPL: ginásios e diversas ativações de marca, workshops, experiência das várias modalidades, aldeia de sponsors e programa de atividades desportivas e culturais, onde são esperados mais de 2000 crianças, jovens e seniores, provenientes das escolas e associações do concelho e de concelhos limítrofes.

O Peniche Paddle Series é uma coorganização do Peniche Surfing Clube e da Câmara Municipal de Peniche, com eventos homologados pela Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Federação Portuguesa de Canoagem, Federação Portuguesa de Remo e Federação Portuguesa de Vela, com o patrocínio principal das Águas de Portugal, Águas do Tejo Atlântico, EPAL e SMAS Peniche, o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Pingo Doce, Mútua dos Pescadores, Lubrigaz | Lubrisport, Herbalife e MEO, os apoios institucionais do IPDJ, Fundação do Desporto, Bombeiros Voluntários de Peniche e Centro de Alto Rendimento de Peniche, tendo como parceiros institucionais a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IPL e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior – IPS e como media partners o MEO Beachcam, Total SUP e Up Suping.

O Peniche Paddle Series 2017 pode ser acompanhado aqui:

Site PPSC: www.ppsc.pt

Twiter: @pxsurfclube





Instagram: penichesurfingclube

Sem comentários: