terça-feira, 13 de junho de 2017

EuroSUP 2017 - Abertura e inicio do SUP Wave

Arranque auspicioso na categoria de ondas

Ao terceiro dia de evento, o Peniche Paddle Series assistiu ao arranque do EuroSUP 2017, o Campeonato da Europa de Stand Up Paddle por equipas, com a parada das nações e a cerimónia de abertura a preencherem as ruas e a fortaleza de Peniche ao longo da manhã.

As dez nações participantes naquela que é a segunda edição desta prova desfilaram pela marginal de Peniche e realizaram a cerimónia de mistura das respectivas areias na fortaleza, mostrando o espírito de camaradagem que reina neste tipo de eventos, muito ao género olímpico.



O presidente da Câmara Municipal de Peniche fez as honras de anfitrião desta cerimónia, reforçando a ideia de “Capital dos Desportos de Deslize” para a sua cidade e lembrando que “nós quisemos dar uma ênfase às nossas águas, desde logo pela forma como as tratamos e porque isso é também um factor de atratividade. Temos sete praias de bandeira azul, onze de águas douradas e duas de poluição zero, fruto de um grande investimento na qualidade, às quais não foi alheio o apoio a este evento do Grupo Águas de Portugal. Teremos cerca de duas mil crianças na praia, que serão incentivadas a consumir água da torneira, sem a utilização de plásticos, pois queremos ver o oceano cada vez mais sem esses desagradáveis poluidores,” afirmou António José Correia.

Pela tarde deste primeiro dia realizou-se a primeira fase masculina da categoria de ondas do evento, com os principais cabeça de série a avançarem sem surpresas. Portugueses, franceses e espanhóis seguiram facilmente em frente, com o alemão Moritz Mauch a conseguir a maior pontuação do dia – 13,75 pontos em 20 possíveis.

Diogo Queimada e Rui Fialho, respectivamente campeão e vice-campeão nacional de SUP Wave, também venceram as suas baterias e destacaram a qualidade das ondas de Supertubos.

“Há boas ondas, apesar do vento forte! Consegui entrar bem na bateria e em sintonia com o mar. Fiz boas manobras, em segurança... esta já está, agora venham as próximas,” comentou Queimada.

Amanhã continua o EuroSUP, com a chamada marcada para as 10h, novamente na praia de Supertubos.

O Peniche Paddle Series deste ano reúne quatro federações desportivas pela primeira vez na história dos desportos de Mar – as federações de Canoagem, Remo, Surf e Vela.

Em paralelo aos eventos competitivos internacionais, durante todos os dias de competição existirão inúmeras actividades desenvolvidas pelos parceiros do Instituto Politécnico de Leiria e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior IPL: ginásios e diversas ativações de marca, workshops, experiência das várias modalidades, aldeia de sponsors e programa de atividades desportivas e culturais, onde são esperados mais de 2000 crianças, jovens e seniores, provenientes das escolas e associações do concelho e de concelhos limítrofes.

O Peniche Paddle Series é uma coorganização do Peniche Surfing Clube e da Câmara Municipal de Peniche, com eventos homologados pela Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Federação Portuguesa de Canoagem, Federação Portuguesa de Remo e Federação Portuguesa de Vela, com o patrocínio principal das Águas de Portugal, Águas do Tejo Atlântico, EPAL e SMAS Peniche, o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Pingo Doce, Mútua dos Pescadores, Lubrigaz | Lubrisport, Herbalife e MEO, os apoios institucionais do IPDJ, Fundação do Desporto, Bombeiros Voluntários de Peniche e Centro de Alto Rendimento de Peniche, tendo como parceiros institucionais a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IPL e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior – IPS e como media partners o MEO Beachcam, Total SUP e Up Suping.



















O Peniche Paddle Series 2017 pode ser acompanhado aqui:

Site PPSC: www.ppsc.pt

Twiter: @pxsurfclube




Instagram: penichesurfingclube



Créditos das fotos para: Miguel Sacramento

Sem comentários: