segunda-feira, 2 de março de 2015

Depois de Peniche, foi a vez da Figueira da Foz receber no passado fim-de-semana o Circuito de Surf

Depois de Peniche, foi a vez da Figueira da Foz receber no passado fim-de-semana o Circuito de Surf do Centro da Federação Portuguesa de Surf, para a sua 2ª etapa de quatro, numa organização da Associação de Surf da Figueira da Foz (ASFF).


A ação desenrolou-se na praia de Cabedelo. As condições de mar foram exigentes e, apesar do mau tempo com chuva, vento e frio, as ondas estiveram boas com 1,5m a 2m no sábado e 1m a 1,5m no domingo, predominantemente onshore.

No primeiro dia realizaram-se as primeiras rondas do sub 16, sub 18 e Open, nesta última categoria até às meias finais.

Para domingo ficaram reservadas as meias finais e as finais.

Na primeira final, sub 12, André Ramos do Ericeira Surf Clube (ESC) e Bernardo Ferreira do Peniche Surfing Clube (PPSC), os mais jovens em competição, com apenas dez anos de idade, mostraram muita coragem em condições de mar muito exigentes e fizeram-se ao mar, tendo o surfista da Ericeira ficado em primeiro lugar e o de Peniche em segundo.

Já nos sub 14 e após o surfista do PPSC ter ficado em terceiro nas meias finais com uma diferença pontual muito curta para o segundo, defrontaram-se o surfista local João Maria (ASFF), segundo classificado, Diego Alonso, primeiro, Martim Carrasco, terceiro, e Vasco Claro, quarto, todos do ESC.
Francisco Simões (ASFF) sagrou-se o grande vencedor dos sub 16, relegando Tomás Abreu (CRCQL), segundo, Andres Melendez (ESC) terceiro e Filipe Fadigas (ASFF) quarto. Pedro Correia e Rui Cruz representaram o Peniche Surfing Clube, tendo obtido uns brilhantes quinto e sétimo lugares, respectivamente.

No escalão de sub 18 foram cinco os atletas a defender as cores do Peniche Surfing Clube. Pedro Correia repete o quinto lugar, João Galeão e Rui Cruz ficam com o nono lugar, tendo Micael Sousa ficado em décimo terceiro.

Lourenço Feliciano foi finalista nesta categoria, alcançando um fantástico terceiro lugar, cujo vencedor foi Arran Strong (ESC), Jakob Maurice (Faro Surf Clube) segundo e António Duarte (Sines Surf Clube) quarto.

O escalão Open teve a presença de quatro atletas do PPSC.

Micael Sousa e João Galeão ficaram em décimo terceiro lugar, António Henriques (Topi), treinador de alguns e algumas dos atletas em competição, ficou com o nono lugar, numa bateria onde competiram o vencedor desta categoria e o também atleta do Peniche Surfing Clube, Lourenço Feliciano que chegaria às meias finais, tendo ficado com o quinto lugar.

O vencedor da categoria foi o Arran Strong (ESC), seguido do local António Pedro Fernandes (ASFF), Henrique Pirrayt (ESC) em terceiro e Francisco Santos (ESC) em quarto.
Nos femininos o Peniche Surfing Clube dominou por completo os pódios.

Na categoria Open, Kathleen Barrigão, que já havia vencido em Peniche, volta a vencer. Os segundo, terceiro e quarto lugares ficaram atribuídos a surfistas do PPSC, respectivamente Camila Costa, Rita Jorge e Carolina Santos.

As classificações foram exatamente as mesmas na categoria de sub 18, com mais três medalhas para as jovens atletas do PPSC.

A categoria mais jovem do femininos, as sub 16, foram também dominadas pelas mesmas atletas, mas neste caso Camila Costa foi a grande vencedora, Carolina Santos ficou com o segundo lugar e Rita Jorge com o terceiro Lugar, tendo Corail Stroobands e Matilde Simões do clube local ficado com os quarto e quintos lugares, respectivamente.

A comitiva do Peniche Surfing Clube está de parabéns, bem como os treinadores dos atletas, António Henriques (Topi), Carlos Fidalgo (Calili) e Nelson Silva.

A Ericeira receberá a terceira etapa já nos próximos dias 21 e 22 de Março.

Até lá, Boas Ondas!

Calendário do Circuito Regional de Surf do Centro para 2015:

21 e 22 de Fevereiro – Peniche - Concluído
28 de Fevereiro e 01 de Março – Figueira da Foz - Concluído
21 e 22 de Março – Ericeira
18 e 19 de Abril - Nazaré

Sem comentários: