segunda-feira, 20 de maio de 2013

João Maya entra na história


O surfista de Peniche João Maya fez história tendo sido coroado como Paddle Man ontem no Algarve ao vencer o II Stand Up Paddle Algarve. Tornou-se assim no 1º líder do 1º Circuito Nacional de Stand Up Paddle Wave.

Ainda assim, o galego Guillermo Robelo, de apenas 19 anos, venceu a categoria wave encontrando na água soluções para apresentar um surf consistente mesmo com as difíceis condições de mar.

O II Stand Up Paddle Algarve reuniu na Praia de Faro praticantes de Portugal, Espanha e Alemanha num dia recheado de emoções. A armada espanhola tinha 8 participantes, facto revelador do interesse que este evento tem vindo a suscitar na comunidade. No período da manhã decorreu uma prova race, ficando a componente wave reservada para o período da tarde.

Oleksandr Olefirenko, vencedor da edição 2012, impôs a sua remada repetindo a vitória do ano passado no race. Numa final muito competitiva, superiorizou-se ao espanhol Francisco Gallego e ao local Jorge Seruca. Na categoria feminina, a espanhola Susana Rey não deu hipótese à concorrência repetindo também o 1º lugar do ano transato.

As baterias realizadas nas ondas da parte da tarde decorreram no pico da Barrinha em condições muito difíceis para os participantes. Com mar desordenado, ondas de um metro e vento moderado side onshore, a escolha das ondas revelou-se aspeto determinante para conseguir a melhor pontuação. As dificuldades encontradas acabaram por premiar aqueles que conseguiram encontrar ondas mais fora permitindo aguardar pelas melhores secções para creditar pontos com as manobras conseguidas.



O bom nível atingido na final, repartida entre dois portugueses e dois espanhóis, surpreendeu os presentes que face às condições de mar não julgavam ser possível a realização de muitas das manobras apresentadas pelos finalistas. Guillermo Robelo abriu a bateria com uma onda mediana enquanto João Maya faz de seguida uma direita longa com muitas manobras pontuáveis até à praia. Porém, o jovem galego, com uma fluidez surpreendente, revelou-se mais forte ficando no primeiro lugar. Pedro Casqueira chegou a incomodar mas não se conseguiu superiorizar à concorrência. Alejandro Vassallo, desgastado fisicamente, acabaria por ficar fora do podium.

Na categoria wave feminina, a local Catarina Gomes acabou por se impor às adversárias tirando partido de toda a sua experiência adquirida como surfista.

Ao mesmo tempo que decorriam as baterias, eram realizados batismos vocacionados para os presentes que aproveitavam para experimentar a modalidade nas águas calmas da Ria Formosa.

O feedback dos participantes foi muito positivo tendo reconhecido que a organização esteve em bom plano na gestão de todo o evento. No podium, foram feitas referências ao bom trabalho realizado e ao facto da Federação Portuguesa de Surf ter apostado esta época no Stand Up Paddle. Ricardo Taveira, representante da FPS, teve ocasião de confirmar que já para este ano de arranque de circuito nacional estão previstas 5 a 6 etapas, facto revelador da expansão da modalidade.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau, teve oportunidade de marcar presença na cerimónia de entrega de prémios tendo evidenciado a relevância que a realização deste tipo de eventos tem para a cidade de Faro e para a região do Algarve.

Vencedores do evento (combinação dos melhores resultados race e wave):

  • Paddle Man: João Maya
  • Paddle Woman: Catarina Gomes

Resultados por categoria

Race OPEN

1º Oleksandr Olefirenko
2º Francisco Galego
3º Jorge Seruca
4º Markus P.
5º Pedro Casqueiro
6º João Maya
7º Fernando Del Cerro
8º Luís Viriato
9º Augusto Garcia
10º Alejandro Vassalo
11º Raoul Linden
12º Paulo Ferreira
13º Pedro Seruca
14º Carlos Manuel
15º Rui Horta
16º Tiago Campos
17º Palex Ferreira
18º Rui Fialho
19º Pedro Rosa
20º Manuel Mestre
21º Simão Manuel
22º Fran Zamacola

Wave OPEN

1º Guillermo Robelo
2º João Maya
3º Pedro Casqueiro
4º Alejandro Vassalo
5º Arnaud Dussen
5º Simão Manuel
7º Rui Fialho
7º Jorge Seruca
9º Augurto Garcia
9º João Palhas
9º Luis Sena
9º Fran Zamacola
13º Tiago Campos
13º Paulo Ferreira
13º Francisco Fonseca
13º Juan Baena
17º Francisco Gallego
17º Carlos Manuel
17º Fernando Del Cerro
17º Oleksandr O.
17º Rui Horta
17º Palex Ferreira
17º Manuel Mestre
24º Pedro Seruca
24º Pedro Rosa
24º Raoul Linden
24º Luis Veriato

Race Feminino

1º Susana Rey
2º Catarina Gomes
3º Ana Ribeiro
4º Inês Correia

Wave Feminino

1º Catarina Gomes
2º Inês Correia
3º Susana Rey
4 ºAna Ribeiro

A organização foi do Centro Náutico da Câmara Municipal de Faro e do Portal de desportos de ondas Conquilha, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf e do Clube de Surf de Faro. O patrocinador principal foi o Windsurfpoint, representante para Portugal da Tabou e da Starboard. Apoiam ainda esta iniciativa a RRD, Fone, Pipeline Surf Shop, Hotel Ibis, Troféus Silvério e Aqui há Praia. Na área institucional a organização contou com a colaboração da Junta de Freguesia do Montenegro, Capitania do Porto de Faro, Ginásio Clube Naval de Faro, Escola Secundária Laura Aires e Escola Secundária Pinheiro e Rosa. Os parceiros media foram Conquilha Press Center, RUA fm e Localvisão TV.

Fonte/Autor: conquilha.com

Sem comentários: