terça-feira, 5 de março de 2013

INICIATIVAS OCEÂNICAS - PENICHE


A Surfrider Foundation Europe lança a 18.ª EDIÇÃO DAS INICIATIVAS OCEÂNICAS, que decorrerá neste mês de março, entre os dias 21, 22, 23 e 24. Focadas principalmente na sensibilização para a problemática dos resíduos aquáticos, as Iniciativas Oceânicas dão este ano mais um passo no envolvimento do cidadão, integrando uma componente de “lobbying”.

Promovida pela SURFRIDER FOUNDATION,   com o apoio do PPSC - PENICHE SURF CLUBE, irá realizar-se em Peniche, dia 24 de Março (Domingo) pelas 10.30, numa praia ainda a definir.

A Surfrider Foundation Europe é uma associação ambiental criada em 1990, em França (Biarritz). Durante a sua existência foi-se dotando de verdadeiros especialistas nas áreas da pesquisa, intervenção local, criação e difusão de materiais pedagógicos. Actualmente reúne uma rede de 1700 voluntários, 10 000 membros e 100 000 simpatizantes distribuídos por cerca de 40 escritórios locais, a operar em 12 países europeus.

Este evento é já um marco emblemático da Surfrider Foundation, que promove operações de sensibilização para a problemática dos resíduos aquáticos combinadas com ações de limpeza de praias, lagoas, rios e fundo do mar. Mas é, antes de mais, uma demonstração da mobilização dos cidadãos contra os resíduos aquáticos. O seu sucesso reside exactamente nesta mobilização. Este ano, a Surfrider tem por objectivo transmitir os efeitos prejudiciais da utilização e distribuição gratuita dos sacos de plástico descartáveis em espaços comerciais. 

Os sacos de plásticos são utilizados para uso individual apenas durante alguns minutos, mas o seu impacto sobre o ambiente marinho é contínuo. Em 2013 gostaríamos de sensibilizar os participantes nas "Iniciativas Oceânicas", de forma a reunir um grupo interventivo, capaz de divulgar e gerar mudanças de comportamentos no seio dos seus grupos sociais. Hoje em dia, não é possível limpar o oceano. E por isso, a melhor solução consiste em reduzir o desperdício. 

Desde 1995, dezenas de milhares de participantes têm-se mobilizado e contribuído para esta luta contra os resíduos aquáticos. Um pouco por todo o planeta, centenas de voluntários, delegações locais da Surfrider, famílias, amigos, professores e desportistas já iniciaram as operações de organização em diversas zonas do seu país de origem, para mais uma vez dizer “stop” à invasão de plástico nos oceanos. 

Acompanha o planeamento das acções, adere ao evento, e convida amigos para se juntarem á mobilização, no facebook criado para o efeito: www.facebook.com/events/445243472210966/.

Vamos dizer “STOP” à invasão de plástico! O teu contributo diário é fundamental!

Think Global | Act Local

Surfrider Foundation


Sem comentários: