segunda-feira, 25 de março de 2013

INICIATIVAS OCEÂNICAS - ALMAGREIRA


As iniciativas oceânicas decorreram como previsto ontem (domingo) pela manhã, os cerca de 30 voluntários juntaram-se a nós, para uma iniciativa simbólica, da importância não só da recolha de resíduos encontrados nas praias, mas da redução dos nossos desperdícios diários e dos locais onde os depositamos..!

Durante cerca de hora e meia, recolhemos todos os objectos artificiais na praia e cenário envolvente da Almagreira, e apesar da maré cheia impossibilitar um trabalho exaustivo na primeira linha de costa, o resultado foi bastante positivo, e saímos todos mais satisfeitos!

Enquanto tirávamos esta foto, o Presidente Tozé Correia ainda andava perdido pelo meio da praia, a recolher sozinho, tudo o que cruzava o seu caminho. Aparecendo já depois de todos terem ido embora, a pedir ajuda para trazer os resíduos que tinha juntado! Foi, sem duvida, um contributo enorme, e um bom exemplo para a população penicheira, que ainda não parece estar muito consciencializada para a importância da preservação do ambiente para a sustentabilidade das actividades ligadas à economia de mar.



Assumimos esta luta daqui para a frente, conscientes que todos juntos, com pequenos gestos diários, podemos fazer a diferença! 

Natureza dos Resíduos - 70% plásticos (garrafas, embalagens diversas, nurdles, desperdicios de pescas)
20% - esferovite, corda; 10% outros (metal, esponja, vidro, cartão/papel).

MUITO OBRIGADA a todos os Voluntários! O nosso contributo diário principalmente na sensibilização daqueles que nos rodeiam é determinante para um despertar global da problemática dos resíduos  e das suas implicações na nossa qualidade de vida! É uma luta de todos!
THINK GLOBAL | ACT LOCAL

Sem comentários: