segunda-feira, 8 de junho de 2009

Filipa Prudêncio Bi-Campeã Universitária

Campeonato Nacional de Surf Universitário Rip Curl 09 powered by Post It terminou ontem, dia 31 de Maio na Praia Grande, em Sintra.

Filipa Prudêncio, atleta do PPSC, sagrou-se Bi-Campeã Nacional Universitária. Num fim-de-semana intenso, durante dois dias cerca de 180 atletas disputaram entre si os títulos nacionais de surf universitário, com boas ondas de cerca de 1m, na ponta sul daquela praia, que recebeu milhares de pessoas.

Com uma estrutura digna de um Campeonato Nacional, que definiu os títulos individuais e por equipas deste ano, a organização e o staff técnico utilizaram um sistema de palanque duplo durante a maioria do evento reforçado pelo “water-patrol” Ramon.

No surf feminino, Filipa Prudêncio, do Instituto Superior Técnico, repetiu o título conquistado em 08, mas teve uma concorrência forte e só na sua última onda é que conseguiu marcar a diferença para uma jovem Joana Machado, que liderou a maior parte da bateria final mas que teve de contentar-se com a segunda posição por uma diferença de apenas quatro décimas de ponto. Outras duas surfistas muito jovens, Francisca Tenreiro e Raquel Sampaio, ficaram na terceira e quarta posição, respectivamente.

Destaque ainda para o facto de este ter sido o primeiro campeonato de surf em Portugal parcialmente alimentado por energias renováveis.

Com uma pequena estação fotovoltaica colocada na praia, a WS Energia conseguiu produzir a energia suficiente para suportar uma boa parte do evento, provando que é possível ser auto-sustentável, até nas carências energéticas que um campeonato de surf acarreta.

Fonte: SurfTotal.com

Sem comentários: