domingo, 5 de abril de 2009

1ª etapa ETB'09 (3-5 Abril) - Nunes perde nos quartos e Anita chega ao Top 4

Não se confirmaram as previsões de vento off-shore, para este terceiro, e último, dia de competição, na 1ª etapa do European Tour of Bodyboard 2009, na Praia do Castelejo, Vila do Bispo. No entanto, a qualidade dos, e das, bodyboarders não defraudou quem assistiu à prova, e a luta pela vitória foi muito grande até ao final.

A prova começou às nove e meia da manhã, com os quartos-de-final Open. O mar aumentou face ao dia anterior, com ondas de metro e meio, mantendo-se a formação algo desordenada a quebrar no outside, que obrigava a longas remadas quando os atletas conseguiam fazer a ligação, difícil, ao inside. Uma correcta observação do mar e um pouco de sorte para estar no sítio certo à hora certa eram fundamentais. Foram estes factores que o atleta de Peniche, Hugo Nunes, infelizmente, não conseguiu ter a seu favor, terminando a sua bateria em 4º lugar, e não avançado para as meias-finais da competição. Terminou, assim, na 13ª posição da geral da categoria Open
Foi 'de peso' a final Open, com Hugo Pinheiro, actual Campeão Nacional, a bater a forte concorrência e a vencer a prova, deixando na 2ª posição o actual Campeão Basco, Alex Uranga, e no último lugar do pódium Manuel Centeno, actual Campeão Europeu. Em quarto lugar, ficou o português António Azevedo, para muitos o atleta-revelação desta etapa. 

Na competição Feminina, a bodyboarder penichense Anita Lino (na foto), com boas ondas, venceu a sua bateria das meias-finais e garantiu lugar entre as quatro melhores.
Foi precisamente a 4ª posição final que a Anita logrou alcançar, numa final difícil, onde não encontrou as melhores ondas, e que foi ganha pela portuguesa Marta Fernandes. Em 2º lugar ficou a luso-germânica, e local de Sagers, Joana Schenker e em 3º a francesa Marine Mainguy.

OPEN
1º Hugo Pinheiro (POR)
2º Alex Uranga (ESP)
3º Manuel Centeno (POR)
4º António Azevedo (POR)
(...)
13º Hugo Nunes (POR)
(...)
17º Silvano Lourenço (POR)
(...)
25º João Machado (POR)

FEMININO
1º Marta Fernandes (POR)
2º Joana Schenker (GER)
3º Marine Mainguy (FRA)
4º Anita Lino (POR)

Fotos:
1 - Anita Lino
2 - Final OPEN: Centeno, Pinheiro, Azevedo, Uranga;
3 - Final FEMININO: Anita, Marta, Joana, Marine;

Sem comentários: