segunda-feira, 20 de abril de 2009

1ª etapa Circuito de Bodyboard de Peniche: SuperTUBOS!!


sponsored by RIP CURL, MUNÍCIPIO DE PENICHE e SLIDEIN.TRAVEL

18 e 19 de Abril

1ª de 4 etapas

Domingo, 19 de Abril de 2009, SUPERTUBOS foi a palavra de ordem no 2º dia da 1ª etapa do Circuito de Bodyboard de Peniche 2009. A praia fez juz ao seu nome e presenteou os bodyboarders presentes na prova, e o público, com excelentes ondas entre metro e metro e meio off-shore, e coube aos competidores o completar do espetáculo, com muitos tubos, muitas manobras aéreas e muita atitude.

A destacar o ambiente de saudável desportivismo entre os bodyboarders, apesar das baterias a ‘doer’ que se disputaram, como uma das meias-finais man-on-man Open, que opôs ‘apenas’ os dois últimos Campeões Europeus de Bodyboard, Silvano Lourenço (2007) e Manuel Centeno (2008).

Foi mesmo um ‘show’ de Bodyboard este dia de competição, com quase 20 ondas a serem pontuadas na casa do Excelente, com destaque para a pontuação máxima numa onda (10.00 pontos) obtida pelo Luís Coelho, no seu heat dos quartos-de-final man-on-man, e ainda para o 9.93 pontos conseguidos numa onda, também, dos quartos-de-final man-on-man, pelo Manuel Centeno.


Juniors (sub-20)

Na competição júnior, começou-se o dia com a 2ª manga das meias-finais, que viria a definir os 4 finalistas desta categoria: António Cardoso, Gualter Correia, Daniel Fonseca e Telmo Soares. Os jovens bodyboarders aproveitaram bem as belíssimas ondas e numa final muito disputada foi o António Cardoso (na foto), da Nazaré, a levar a melhor sobre os locais, e com score de 13,27 (7,50+5,77) pontos, venceu esta primeira etapa. Gualter Correia ficou muito próximo com 13,10 (7,60+5,50) pontos na 2ª posição. Em 3º ficou o Daniel Fonseca com 11,77 pontos e na 4ª posição, com apenas 4,60 pontos, ficou o Telmo Soares.

O vencedor recebeu a mini-prancha Refresh Bodyboards, e os restantes finalistas troféus oferecidos pela Câmara Municipal de Peniche. Os quatro finalistas, como prémio, ficam também isentos do valor da inscrição na próxima etapa.

 

Masters (over-30)

Esta categoria foi uma das novidades apresentadas este ano nas provas do Península de Peniche Surf Clube, com o objectivo de trazer de volta às provas os bodyboarders mais velhos e já menos habituados às lides das competições. E revelou-se um sucesso com muitos a comparecerem e a proporcionar bom ambiente entre nova e velha geração.

Na final foi André Delgado que se sagrou vencedor, com score de 9,17 (7,17+2,00) superando Armindo Boto, na 2ª posição, Anita Lino em 3ª e Décio Ramos em 4º.

O vencedor recebeu a mini-prancha Refresh Bodyboards, e os restantes finalistas troféus oferecidos pela Câmara Municipal de Peniche.

 

OPEN

A categoria onde a competição e o espetáculo estiveram, realmente, ao rubro com baterias man-on-man desde os quartos-de-final, a serem disputadas com apenas 2 competidores na água.

No primeiro heat dos ¼ final foram feitos os dois scores mais altos da prova, mas foi o Luís Coelho ‘Ben’, da Nazaré, com 17,00 pontos, a levar a melhor sobre o Hugo Nunes, com 16,67 pontos. No heat seguinte o João Machado, que se apresentou muito seguro nesta prova levou a melhor sobre o André Cardoso. A seguir, foi o Manuel Centeno que com uma das melhores ondas da prova, levou de vencida o Nuno Pereira ‘Barrela’. No último heat da fase, Silvano Lourenço surfou bem e ganhou ao Tiago Boto.

# 1: Luís Coelho (17,00) vs Hugo Nunes (16,67)

# 2: João Machado (13,50) vs André Cardoso (8,83)

# 3: Manuel Centeno (16,60) vs Nuno Pereira ‘Barrela’ (15,67)

# 4: Silvano Lourenço (13,60) vs Tiago Boto (12,33)

 

A primeira meia-final opôs o Luís Coelho ao João Machado, e acabou por ser este último a obter melhor pontuação e atingir a tão desejada final. A segunda meia-final pôs frente-a-frente os dois últimos Campeões Europeus da modalidade, Manuel Centeno (2008) e Silvano Lourenço (2007). Numa bateria muito disputada, o Manel bateu o Silvano por apenas 1 ponto de diferença.

# 1 João Machado (12,03) vs Luís Coelho (9,67)

# 2 Manuel Centeno (14,33) vs Silvano Lourenço (13,33)


Na grande FINALManuel Centeno (na foto) fez uso de toda a qualidade do seu Bodyboard e foi o grande vencedor da 1ª etapa do Circuito de Bodyboard de Peniche 2009, obtendo a vitória sobre o João Machado, que com uma prova muito segura e regular conseguiu aqui um excelente 2º lugar final.

# Manuel Centeno (15,00) vs João Machado (7,83)


O vencedor Open levou para casa a mini-prancha Refresh Bodyboards, 50,00 Euros de prémio, e ainda 1 semana grátis em Andorra, oferecida pela agência de viagens SlideIn.Travel. O segundo e os terceiros classificados receberam 30 Euros e 20 Euros, respectivamente, bem como troféus oferecidos pela Câmara Municipal de Peniche.


Melhor score: Luís Coelho - 17,00 (10,00+7,00) pontos

Melhor onda: Luís Coelho - 10,00 pontos 


Na entrega de prémios o ambiente foi de boa disposição e alegria entre todos, por uma prova bem disputada, e ainda honrada com a presença do Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, sempre ao lado dos desportos de ondas, reforçando a aposta em Peniche - Capital da Onda.

Os grandes parceiros do Circuito de Bodyboard de Peniche são a RIP CURL Câmara Municipal de Peniche  e a agência de viagens SlideIn.Travel . Esta etapa contou ainda com os patrocínios da Refresh Bodyboards e 58 Surf , bem como do Snack-Bar Ambassador, Danau Bar, Peniche Surf Shop e Baleal Shop. 102FM Rádio, Jornal Correio Popular e Jornal de Peniche on-line são os media partners.


Fotos:

1- O 'bowl' de Supertubos durante a prova. (por João Rosa)

2 - António Cardoso, vencedor Junior. (por Pedro Carvalho)

3 - Finalistas Junior: Telmo Soares (4º), Gualter Correia (2º), Daniel Fonseca (3º), António Cardoso (1º). (por João Rosa)

4 - Finalistas Master: Anita Lino (3º), Armindo Boto (2º), André Delgado (1º), Décio Ramos (4º). (por João Rosa)

5 - Manuel Centeno, vencedor Open. (por João Rosa)

6 - Top 4 Open: João Machado (2º), Manuel Centeno (1º), Luís Coelho 'Ben' (3º), Silvano Lourenço (3º). (por João Rosa)

7 - Foto de 'família'. (por João Rosa)

1 comentário:

Anónimo disse...

Alta prova! Parabéns à organização. Excelente campeonato. Altas ondas, um nível de bodyboard dom melhor, e um ambiente fantástico.